Notícias
< Voltar
04/01/2016
Latas de Aço
Atendendo às exigências de bem-estar, saúde e segurança do consumidor, as latas de aço para embalagens são fabricadas com altíssimos padrões de tecnologia e qualidade, tornando-se uma das melhores opções para a indústria de alimentos.
São grandes as vantagens desse tipo de embalagem. Além de resistente a embalagem é versátil, totalmente reciclável e conserva mais as propriedades nutritivas nos alimentos do que ocorre com os processados artesanalmente, conforme pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Cornell nos Estados Unidos.
As latas protegem os alimentos acondicionados de luz, microorganismos, oxigênio, insetos e outros predadores. Na manipulação, no transporte e no armazenamento dos produtos, o material resiste a choques, quedas e empilhamento.
O aço é barreira contra a luz e o oxigênio que destroem ou comprometem a integridade de diversos nutrientes. O alimento enlatado não precisa necessariamente de conservantes químicos para se manter saudável. O processo é moderno e utiliza altas temperaturas em um cozimento rápido, que destrói totalmente os microorganismos. Já o cozimento caseiro, ao contrário, é lento e utiliza temperaturas menos elevadas, perdendo nutrientes. Os alimentos enlatados são acondicionados poucas horas depois de colhidos e mantêm-se nas mesmas condições até a lata ser aberta.
Latas de aço são armazéns portáteis, capazes de evitar a deterioração de produtos agrícolas.
Os vernizes que revestem as latas de aço evoluíram com o mercado alimentício. Não há problema em abrir uma lata, utilizar o alimento e guardá-la na geladeira. Não causa contaminação química, nem compromete a conservação. Esses mesmos vernizes também retardam a oxidação ou ferrugem, processo natural dos metais que, em condições inadequadas de umidade e temperatura, envelhecem mais rápido. Por essa razão é importante manter os alimentos em locais limpos, secos, arejados e ao abrigo do sol.
O aço quando retorna ao meio ambiente enferruja, tornando-se minério de ferro na natureza, em um período de 5 anos, sem causar prejuízos ao sistema ambiental. Atualmente cerca de 35% das latas fabricadas no Brasil são recicladas, o que representa uma expressiva economia de energia.
As empresas que industrializam essa embalagem são nacionais e utilizam matérias-primas, como, o minério de ferro, provenientes do nosso solo. Além disso, geram empregos e movimentam um amplo setor da economia.
Por todas essas vantagens as latas de aço são uma tendência mundial.